Resolvi pesquisar um pouco sobre o costume de comemorarmos nossos anivérsarios, em geral com uma bela de uma festa!
Quer saber os porquês?? Confere ai:
Segundo o livro The Lore of Birthday (A Sabedoria dos Aniversários), esse costume surgiu a cerca de 3000 a.C., láaa no Egito. Os gregos também acabaram por adotar esse ato, mas não se comemorava o aniversário de qualquer um não! Apenas de deuses e faraós.
Com o tempo a cultura se estendeu também aos romanos, que celebravam os aniversários de seu imperador e de sua família e também dos senadores.
No início do cristianismo não era mais possível, devido as origens pagãs deste ato.
Só no seculo 4, quando a igreja começou a celebrar o aniversário de Jesus Cristo, o Natal, ressurge o hábito, juntamente com o surgimento de bolo, balão, velinha......
PRESENTES:
Já acontecia no Egito e em Roma. O principal objetivo de se presentear o aniversariante era afastar os maus espíritos.
Na Idade Média, na Alemanha há registros de uma espécie de Papai Noel que entregava os presentes.
BALÕES
Acredita-se que foram os primeiros brinquedos das crianças. Feitos inicialmente de tripas e intestinos de animais, inflados com ar. Com o tempo começou a ser colocado nas festas como um agrado as crianças.
PARABÉNS A VOCÊ, NESSA DATA QUERIDA.....
A tão famosa música cantada antes de cortar o bolo foi criada em 1875, primeiramente chamada de "Good Morning to All", composta por Mildred e Patricia Hill. Após mudanças deu origem ao Parabéns a você, em 1924.
VELINHAS
Bolo e velas foram herdados dos gregos, que todo dia 6 faziam uma festa a deusa Artemis , colocando sobre o bolo velas, para simbolizar alua cheia, forma na qual a deusa se expressava.
BRIGADEIRO
Como já visto num post anterior, o brigadeiro é um doce brasileiro que ganhou esse nome durante a campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes, em 1945.
Por uma vida mais doce!
Bette's Confeitaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário